terça-feira, 14 de abril de 2009

Natureza Morta

"Gênero de pintura em que se representam coisas ou seres inanimados" (Dicionário Houaiss)


Arte Holandesa (História da Pintura de Wendy Beckett)


  • De praxe a composição consistia numa mesa lisa, com os objetos sobre mesa colocados numa direção geral ascendente e diagonal. O conteúdo costumava ser taças, serviço de prata e os restos de uma lauta refeição, transmitindo a idéia da vaidade e transitoriedade da vida humana.

  • Elas exigem do artista a capacidade de renunciar os altos e baixos do drama.

  • Pintores: Willem Claez Heda, Jan Davidsz Heem e Rembrandt

Todos que almejam ser artistas plásticos necessitam trabalhar com natureza morta. A maior tarefa para o pintor neste caso é propor uma composição que seja bela. Outro fato importante é a possibilidade de trabalhar a luz ambiente, ou a luz focal.


Trabalho de Natureza Morta Monocromático (Tinta acrílica em papel cartão)

















Neste exercício optei pelo azul para poder captar melhor os contrastes apresentados pelas diversas formas. A incidência de luz teve de ser construída imaginariamente, o que me fez evitar trabalhar com a luz refletida.

Trabalho de Natureza Morta Cromático (Tinta acrílica em papel cartão)














Neste exercício com cores, procurei trabalhar com o estilo "surreal, porém ainda peco nas habilidades de desenhos para trabalhá-lo de forma realista. O que levou a cometer diversos erros de volume e perspectiva, além de resolução compositiva.















Este último execício foi elaborado para compensar os erros no trabalho anterior.Procurei agrupar as imagens pelas cores correlatas, mas em termos de composição acabou levando o espectador a olhar com muita enfase para as bananas, devido a claridade e intensidade cromática que esta possui em relação ao todo da pintura.









Um comentário:

  1. Gostei do trabalho monocromático, luz e sombras, acho que tens uma afinidade com isso, rs

    ResponderExcluir